VILA REAL

VILA REAL
VILA REAL

quarta-feira, 9 de março de 2016

Utilização do Sistema Multimédia

Som

O som é uma onda mecânica e que para se propagar precisa de um meio material. No caso mais habitual o meio é o ar, mas também pode ser qualquer outro gás, líquido ou sólido.
O som digital, ou áudio digital, consiste na representação digital de uma onda sonora por meio de código binário.
A conversão de som analógico para som digital acarreta sempre uma perda de qualidade mas com a evolução das tecnologias essa perda tende a ser cada vez menor.




Em áudio digital, onda de som é repartida em amostras individuais, regularmente espaçadas no tempo, constituindo uma aproximação à forma de onda original. Este processo é o que se chama de conversão analógico-digital, ou também de amostragem. A conversão de som analógico para som digital acarreta sempre uma perda de qualidade mas com a evolução das tecnologias essa perda tende a ser cada vez menor.


Os ficheiros de áudio digital podem assumir os formatos não comprimidos ou comprimidos, resultando ficheiros diferentes em tamanho e qualidade do áudio gravado. A compressão de ficheiros de áudio tem como objectivo reduzir o tamanho de armazenamento, de modo a ficar com qualidade semelhante.


Ficheiros não comprimidos

Os ficheiros de áudio não comprimidos apresentam um tamanho grande, uma vez que têm uma quantidade enorme de dados.


Waveform Audio (wav)

É um formato-padrão de ficheiros de áudio da Microsoft e da IBM, utilizado para o armzenamento de áudio em computadores.

Audio Interchange File Format (AIFF ou aif)

É um formato de áudio que pode ser utilizado em computadores pessoais ou em outro qualquer aparelho eletrónico. Foi desenvolvido pela Apple e, por esse motivo, é maioritariamente utilizado em computadores com o Mac OS.

Audio (au)

É o formato padrão para ficheiros audio usado pela SUN, JAVA e sistemas operativos UNIX/LINUX. O áudio em ficheiros au pode ser modelado por PCM ou pode, ainda, ser comprimido.

Sound (snd)

É um formato que foi desenvolvido pela Apple. Contudo, os ficheiro neste formato não são multi-plataforma, ou seja, não é suportado por todos os navegadores web.

Musical Instrument Digital Interface (midi)

Não são propriamente um formato de ficheiro de áudio, mas, por armazenarem notas musicais, encontram-se nesta categoria.

Compact Disc Digital Audio (cda)

É um formato que foi gerado pela microsoft que é utilizado para codificar música em discos comerciais.



Ficheiros comprimidos

Os ficheiro de áudio comprimidos, tal como o próprio nome indica, têm como função comprimir os dados de um ficheiro de áudio digital. Desta forma, estes exigem um menor espaço de armazenamento e dividem-se em dois grupos: Formatos com perdas e sem perdas.






Ficheiros comprimidos com perdas:


Motion Picture Experts Group (MPEG)

É um formato que foi desenvolvido pela ISO para definir padrões para a compressão e transmissão de áudio e vídeo.


QuickTime Audio (qt ou mov)

É, essencialmente, uma tecnologia MPEG 4, suportando áudio, vídeo e o formato MP3.


Windows Media Audio (wma)

É um formato que foi produzido pela Microsoft que tem uma grande compatibilidade com o Windows Media Player.

  
Ficheiros comprimidos sem perdas


Windows Media Audio Lossless (wma)

Formato semelhante ao Windows Media Audio em que foi criado, de igual modo, pela Microsoft, contudo não tem perdas de informação e é compatível com o Windows Media Player 9 e 10.


Apple Lossless Audio Codec (m4a)

É um formato de áudio digital que foi desenvolvido pela Apple, com o objetivo de se fazer a compressão do mesmo sem existir qualquer perda de informação.



Sem comentários:

Enviar um comentário